segunda-feira, 2 de abril de 2012

O início: o autoconhecimento

"Conhece-ti a ti mesmo"
Sócrates

O que é a grande questão? Você se autoconhecer. Todos nós temos que nos despir dessas auto desculpas, flagelações, ilusões e maquiagens. Mas isso é possível?

Vou usar de exemplo uma grande amiga que, no momento, vive em pânico por não saber o que fazer após perder o emprego. A vida pode parecer cheia de problemas sem soluções aparentes, mas elas estão lá. A questão é estar disponível para vê-las, e então, acreditar nelas. Beatriz, tem ainda a pensão do ex-marido. Talvez ela tenha sim que abdicar de certos padrões internos, convenções que temos como corretas, arraigadas pela sociedade, pela família ou por nós mesmos. Mas, situações limite mostram que precisamos nos reinventar e questionar nossas próprias verdades.

Conhecer a si mesmo é perceber que é você o responsável pelos seus atos, portanto, que é você a pessoa capaz de encontrar as suas próprias soluções. Vai doer, pode ser difícil, você pode acabar querendo se sabotar, você pode até rezar para ajudar, mas é esse o caminho mais eficaz.

Experimente, diante de um problema, antes de divagar sobre todas as justificativas de coisas alheias, vá direto ao ponto: Respire e reflita sobre o que você pode fazer. O que alguém, com a sua experiência de vida, pode acrescentar ou resolver, objetivamente.

Conhecer a si mesmo é iluminar as suas sombras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...